A Federação Internacional de Ténis (ITF) anunciou, neste domingo, a suspensão preventiva de Ilie Nastase. O capitão da seleção romena foi afastado devido a «conduta antidesportiva» durante um encontro da Fed Cup.

O treinador de 70 anos foi expulso numa altura em que a britânica Johanna Konta vencia Sorana Cirstea por 6-2 e 1-2. Ilie já tinha recebido dois avisos do árbitro Andreas Egli, por ter insultado as adversárias Konta e Anne Keothavong, e o próprio juiz do encontro.

O organismo informa que a suspensão tem efeito imediato. Nastase está então impedido de «aceder a qualquer evento da ITF», incluindo a principal competição por equipas do ténis feminino.

Na verdade, a polémica em torno do romeno não começou aqui. Horas antes, a ITF anunciou a abertura de um inquérito ao antigo campeão romeno, na sequência de comentários depreciativos feitos sobre a gravidez de Serena Williams.

«Vamos ver de que cor será. Café com leite?», comentou Ilie Nastase acerca da tenista norte-americana, enquanto Simona Halep respondia aos jornalistas em conferência de imprensa.

O romeno foi um dos melhores tenistas do seu tempo. Conquistou dois títulos do «Grand Slam»: o Open dos Estados Unidos e o Roland-Garros, ambos em 1972.

No plano puramente desportivo, Roménia venceu a Grã-Bretanha por 3-2, em jogo relativo ao play-off do segundo grupo da Fed Cup.