João Sousa passou a primeira ronda do Masters 1000 de Roma, mas teve de suar muito mais do que seria de esperar. O tenista português afastou Lorenzo Sonego, 333º do ranking mundial e que chegou ao quadro principal do torneio graças a um «wild card» para participar no torneio. O jovem italiano de 20 anos venceu o primeiro set, mas o tenista português respondeu no segundo com uma vitória por 6-3 e acabou por se impôr num muito disputado terceiro set por 7-5.

No primeiro set, Sousa chegou aos 3-0, mas Sonego, muito incentivado pelo público local, reagiu e conseguiu recuperar, forçando a vitória no primeiro set no tie-break por 7-6 (7-5).

Já no segundo set, João Sousa chegou a manifestar-se incomodado com o barulho dos adeptos itialianos, numa altura em que se registava um empate 2-2, mas, com mais uma quebra de serviço do jovem adversário, venceu o segundo set por 6-3.

O terceiro jogo começou novamente com João Sousa na frente, com nova quebra do serviço do italiano, que começou a revelar dificuldades físicas. Mas Sonego recuperou e chegou a liderar por 5-4, antes de Sousa fazer valer finalmente a sua superioridade, ao fim de duas horas e 57 minutos. 

Antes de Roma, Sousa teve uma notável prestação no Masters 1000 de Madrid, onde chegou aos quartos de final, tendo caído frente a Rafa Nadal. Entrou em Roma como 30º do ranking mundial, a melhor classificação de sempre de um português.