Neemias Queta, que se declarou elegível para o Draft e pode vir a ser o primeiro jogador português na NBA, foi destacado num artigo da revista Sports Illustrated sobre as «100 melhores promessas» do basquetebol.

O basquetebolista de 19 anos, formado no Barreirense, e com uma passagem pelo Benfica, tem dado nas vistas pelos Utah State Aggies, da Universidade de Utah State e surge em 27.º lugar da lista, tendo subido do 35.º que ocupava anteriormente.

A revista destaca o papel «crucial» que «a presença defensiva» de Neemias Queta teve na temporada da equipa e, embora o aponte como um «projeto em bruto», reconhece-lhe «impressionantes centelhas de talento».

O poste de 2,11 metros, internacional português sub-20, venceu com a equipa a fase regular de Mountain West, o torneio de conferência e atingiu a fase final do basquetebol universitário norte-americano. Este sucesso levou-o a tentar a sorte no draft, decisão que anunciou nas redes sociais.

«Ele é instintivamente um protetor do aro e ressaltador, pode finalizar à beira do cesto, é um passador subestimado e, em geral, traz um conjunto intrigante de mais valias para desenvolver», escreve a revista, que diz que, por causa do calendário dos Aggies, Neemias não foi muito observado, mas, «se brilhar no pré-draft, tem o talento para ser escolhido mais cedo do que o esperado».

O Draft está marcado para 20 de junho e, caso não seja escolhido por nenhuma equipa, Neemias Queta pode regressar ao basquetebol universitário.