O ciclista neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) venceu, este domingo e pelo segundo ano consecutivo, a clássica Paris-Roubaix, somando o seu sexto “Monumento” da carreira.

Com um ataque a cerca de 60 quilómetros da meta, Van der Poel, que tinha vencido no “Inferno do Norte” em 2023 pela primeira vez, percorreu os 259,7 quilómetros entre Compiègne e Roubaix em 05:25.58 horas.

O atual campeão do mundo atacou forte a cerca de 60 quilómetros da meta numa das muitas zonas de pavé (empedrado), quando ainda seguia junto um grupo numeroso de ciclistas. Depois, a solo, foi gradualmente aumentando a vantagem para os perseguidores, pedalando para a vitória na mais emblemática de todas as clássicas.

Foi um ano com uma velocidade média recorde na prova, que teve Jasper Philipsen, colega de equipa de Van der Poel e vencedor este ano na Milão-Sanremo, a tentar isolar-se no segundo lugar nos últimos dez quilómetros, perante a tentativa de resposta de Mads Pedersen (Lidl-Trek) e Nils Politt (UAE Emirates), com Stefan Küng (Groupama-FDJ) a descolar.

Philipsen acabou por ser o mais rápido dos três ao sprint, ficando no segundo lugar (repetindo o feito de 2023), seguido de Pedersen (3.º) e Politt (4.º), todos a exatos três minutos de Van der Poel.

Van der Poel juntou a Paris-Roubaix ao terceiro triunfo na Volta à Flandres conquistado há uma semana e faz o que tinha sido feito pela última vez há 11 anos, pelo suíço Fabian Cancellara, em 2013: conquistar a Flandres e a Paris-Roubaix no mesmo ano.

Van der Poel, que acumula também seis títulos mundiais no ciclocrosse, é agora o ciclista no ativo com mais “Monumentos”, passando a ter mais um do que o esloveno Tadej Pogacar, que tem cinco. Além da Paris-Roubaix em 2023 e agora em 2024, o ciclista de 29 anos soma ainda três triunfos na Volta a Flandres (2020, 2022, 2024) e um na Milão-Sanremo (2023).

Mais há mais! Van der Poel tornou-se ainda no sexto corredor a conquistar o Paris-Roubaix com a camisola arco-íris de campão mundial e o primeiro a conquistar a prova duas vezes seguidas desde que Tom Boonen o fez em 2008 e 2009.

São já 49 vitórias na estrada enquanto profissional para Van der Poel, que vai ter nos Jogos Olímpicos de Paris2024 mais um dos objetivos da época.

O português António Morgado (UAE Emirates) terminou na 87.º posição, a 15:03 minutos do vencedor.

O próximo “Monumento” disputa-se a 23 de abril, no caso a Liège-Bastogne-Liège.