João Sousa foi esta segunda-feira eliminado na terceira ronda do Masters de Miami, em ténis.

O tenista português, número 42 do ranking ATP, perdeu em dois sets com o checo Tomas Berdych, sétimo do mundo, por 6-2 e 6-4, em uma hora e 21 minutos.

O jogador português começou o encontro com muitos erros, que incluíram várias duplas faltas, mas, sobretudo, demasiados erros não forçados. Sousa chegou mesmo a manifestar várias vezes a irritação por tantos erros.

O mau início do nº 42 do mundo permitiu que Berdych construísse logo uma vantagem confortável de 5-0 no primeiro set. Sousa ainda reagiu e conseguiu dois jogos seguidos quebrando também uma vez o serviço ao checo.

Menos erros e mais bolas longas a obrigar Berdych a recuar mais para fora do court deram bastantes efeitos. Não evitaram o 6-2 do primeiro set, mas fizeram com a segunda partida fosse mais equilibrada, mesmo com o português a ser assistido duas vezes no encontro pelo massagista, na coxa direita.

O equilíbrio do segundo set verificou-se numa igualdade até 2-2 mantendo os jogos de serviço e com João Sousa a responder ao primeiro break do set conseguido por Berdych. O checo chegou a estar a ganhar 4-2, mas o marcador voltou aos 4-4.

Notou-se que o nº 7 do mundo não queria de todo ser surpreendido na parte final da partida e Berdych forçou para ganhar o seu jogo de serviço e, também, para fechar o encontro no serviço de João Sousa; o que conseguiu no primeiro match point que teve.

João Sousa somará 45 pontos para o ranking, o que deverá possibilitar ao português entrar no top 40 do mundo.