A russa Svetlana Kuznetsova qualificou-se esta sexta-feira para a final do quadro feminino da 25ª edição do Portugal Open, depois de bater a compatriota Elena Vesnina na primeira meia-final em pouco mais de uma hora.

A tenista russa, campeã de dois torneios do Grand Slam (Open dos Estados Unidos de 2004 e Roland Garros de 2009), bateu a compatriota em dois «sets» (6-3 e 6-1), mas garante que não foi fácil.

«Tenho jogado muito bem nas últimas duas semanas. É bom estar na final, mesmo que não seja nos torneios mais importantes. É bom estar numa final em terra. Pode ter parecido fácil pelo marcador, mas para mim não foi assim tão fácil. A Elena riu-se quando me apertou a mão na rede e eu perguntei-lhe se eu era engraçada. Ela respondeu que eu estava jogar muito e que ia ganhar a final», afirmou a russa em conferência de imprensa logo após o final do jogo.

A tenista russa, 29ª do ranking mundial, vai agora esperar pelo resultado do encontro entre a espanhola Carla Suarez Navarro, primeiro pré-designada e finalista de 2012 e 2013, e a «qualifier» romena Irina-Camelia Begu, para saber com quem vai discutir o título no próximo sábado.

Kuznetsova, que já foi número dois do «ranking» mundial, conta com treze títulos na carreira, embora não levante um troféu desde 2010, quando ganhou o torneio norte-americano de San Diego.

Daniel Gimeno-Traver na meia-final

Entretanto, no quadro masculino, o tenista espanhol Daniel Gimeno-Traver, proveniente do torneio de qualificação, apurou-se para as meias-finais depois de bater o compatriota Marcel Granollers, terceiro cabeça de série, pelos parciais de 6-1 e 6-2, em 1:13 horas.

Nas meias-finais de sábado, Gimeno-Traver, que eliminou na segunda ronda o português Rui Machado, defrontará o vencedor do encontro entre o canadiano Milos Raonic, segundo cabeça de série e número nove do mundo, e o argentino Carlos Berlocq, 62.º da hierarquia.