O nome pode não dizer muito à maioria dos leitores, mas Georg Buschner, o técnico alemão falecido esta segunda-feira, aos 81 anos, foi protagonista de um dos momentos mais marcantes da hisória do futebol mundial. Antigo seleccionador da extinta RDA, entre 1970 e 1981, Buschner foi o principal responsável pelos anos de maior sucesso do futebol daquele país. A medalha de bronze conseguida nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, foi apenas o primeiro capítulo de uma saga com ponto mais alto dois anos depois: na primeira e única presença da RDA em fases finais de Mundiais, Buschner orientou a equipa na célebre vitória sobre a Alemanha Ocidental, num jogo seguido com especial atenção em todo o Mundo, por força das leituras políticas então inevitáveis.
Em Hamburgo, no único jogo entre os dois países entre a criação da RDA e a reunificação, a equipa de Buschner venceu, contra todos os prognósticos, por 1-0, com um golo de Jürgen Sparwasser a deitar por terra as ambições de Maier, Beckenbauer, Breitner e Muller, entre outros. Este resultado não impediu o apuramento das duas equipas para a segunda fase, com a Alemanha Ocidental a acabar por chegar ao título mundial, enquanto a RDA ficou para trás, demolida pelo talento da Holanda de Johann Cruijff.
Mitificado no seu país por uma vitória de grande valor propagandístico, Buschner reforçou a lenda, conduzindo a equipa a uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Em 1981, depois de falhar a qualificação para o Mundial-82, Buschner foi despedido do cargo, naquele que considerou ser o momento mais amargo da sua carreira. Apesar do sucesso (sob o seu comando, a selecção alemã venceu 60 jogos, perdendo apenas 22), Buschner afirmou mais tarde que a sua subida ao cargo de seleccionador foi decidida em 1970 pelas autoridades desportivas da Alemanha de Leste, contra sua vontade e «sob ameaça».
«Apesar da sua severidade e dureza, foi um dos melhores treinadores com que trabalhei», afirmou esta segunda-feira, em jeito de homenagem, o antigo avançado Sparwasser, em declarações reproduzidas no site da Federação Alemã de Futebol (DFB).