O piloto italiano Valentino Rossi (Yamaha) parte este domingo na «pole-position» para o Grande Prémio de Portugal em MotoGP, no Estoril, ao ter conseguido o tempo mais rápido da qualificação (1.36,200) na 16ª e penúltima prova do Mundial,.
Rossi parte assim à frente do mais directo rival na luta pelo título, o norte-americano Nicky Hayden (Honda), terceiro na grelha de partida com 1.36,549. Colin Edwards (Yamaha) é o segundo a largar, depois de ter cumprido a qualificação em 1.36,478.
O espanhol Álvaro Bautista (Aprilia), virtual campeão mundial de 125 cc, parte também na «pole», depois de se ter revelado o mais rápido na segunda sessão de qualificação no Autódromo do Estoril, com 1.45,322.
O espanhol Hector Faubel (Aprilia) ficou a 689 milésimos do compatriota e colega de equipa Bautista, enquanto o checo Lukas Pesek (Derbi) foi o terceiro mais rápido ao gastar mais 806 milésimos que o líder mundial da categoria.
O GP de Portugal de motociclismo vai realizar-se este fim-de-semana no Autódromo do Estoril, que se espera completamente lotado e já ultrapassou o recorde de assistência de 2004, o melhor ano em matéria de assistência do circuito.
No ano passado, o número de espectadores ao longo dos três dias de competição ascendeu a 45.221, valor idêntico esperado em 2006 apenas para domingo, segundo informação à Lusa do presidente do Conselho de Administração da Sociedade Gestora do Autódromo, Domingos Piedade. A quatro dias do arranque da prova, a venda de bilhetes ultrapassara já os valores de 2004, esperando-se um total de 55.115 espectadores nos três dias de competição.