Valentino Rossi, piloto italiano da Yamaha, venceu este domingo o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, no circuito de Sachsenring, tendo subido ao segundo lugar da classificação do Mundial.
O pentacampeão do Mundo na classe rainha do motociclismo não encarou o triunfo de hoje como apenas mais um dos muitos da sua carreira e fez questão de homenagear a selecção de futebol do seu país, que se sagrou campeã mundial, também na Alemanha.
Rossi não fez por menos e não só vestiu a camisola da sua selecção como escolheu a de Marco Materazzi, um dos jogadores italianos que mais deu que falar no jogo da final pelo episódio marcado pela cabeçada que sofreu do francês Zidane.
De volta ao plano das motos, com este resultado, Rossi aproximou-se do líder da classificação Mundial, o piloto norte-americano da Honda, Nicky Hayden, que conseguiu o terceiro posto na prova alemã.
Hayden lidera a classificação Mundial com 169 pontos, seguido agora de Rossi com 143 e do espanhol Dani Pedrosa, também da Honda, com 140. No campeonato de construtores, a Honda lidera com 221 pontos, seguido da Yamaha com 172.
Na categoria de 250cc o piloto japonês da Honda, Yuki Takahashi venceu a prova alemã, tendo o pódio ficado completo com o segundo lugar de Alex de Angelis e a terceira posição de Jorge Lorenzo. A prova de 125cc foi vencida pelo piloto italiano Mattia Pasini, em Aprillia, seguido do espanhol Álvaro Bautista e do checo Lukas Pesek.