O Barcelona é conhecido não apenas pelos craques da equipa principal, mas também pelo gabinete de prospecção que procura por todo o mundo os futuros craques da equipa catalã. A última pérola é um menino turco de apenas 12 anos, de seu nome Muhammed Demirci.
Muha, como é mais conhecido, cresceu num bairro pobre de Istambul chamado Gaziosmanpasa, para onde os pais se mudaram à procura de melhor qualidade de vida e onde passava os dias a jogar à bola. Despertou a atenção de um olheiro do clube local, o Genclerbirligi (não o que eliminou o Sporting na Taça UEFA).
«Chegou um dia pela mão da sua mãe e disse que queria jogar nas nossas escolas. Dei conta do que o miúdo valia e durante três anos treinei sozinho com ele várias horas extra, porque via o seu potencial», disse à agência EFE o treinador Haydar Etik.
Seyit Ates, director do Genclerbirligi, decidiu levar Muha para o Besiktas, onde rapidamente se converteu numa estrela. Despertou a cobiça dos outros principais clubes turcos (Fenerbahce e Galatasaray), mas manteve-se fiel ao emblema que representava, até surgir o interesse do Barcelona.
No dia 17 de Fevereiro viajou para a Catalunha, onde cumpriu um período experimental de quinze dias. Vai agora terminar a época no Besiktas, para em Setembro se mudar para o Barcelona.
De acordo com a imprensa turca, citada pelo jornal Sport, o clube catalão vai pagar entre um a três milhões de euros. O jovem vai ganhar três mil euros por mês, para além de uma educação escolar em espanhol e inglês.
Os responsáveis do Barcelona acreditam que têm em mãos um novo Ronaldinho, apesar de na Turquia ser mais associado a Maradona. De facto, vendo algumas imagens de Muha, são inevitáveis as comparações com o astro argentino.