O secretário de Estado do desporto e juventude, Hermínio Loureiro, esteve presente no lançamento do livro «Portugal 2004: muito mais do que futebol» e aproveitou para abordar alguns dos temas que preocupam o mundo do futebol. Um dos pontos lembrados pelo governante foi a discussão da redução dos quadros competitivos: «Estás a ser objecto de análise e, durante esta semana, será tomada uma posição. Temos de encontrar um entendimento entre a Federação e a Liga. Era bom que os órgãos contribuíssem para que o desporto fosse levado a bem. Muitos dirigentes já não acreditam nos órgãos federativos. O futebol português necessita de um salto qualitativo.»
Recorde-se que, sobre esta questão, o Conselho Superior de Desporto formulou, na semana passada, um parecer em que aconselha o adiamento da redução por mais um ano.
Sobre o recente caso «Apito Dourado» e a onda de detenções, Hermínio Loureiro preferiu não se alongar em considerações: «À justiça o que é da justiça e ao desporto o que é do desporto. Espero que a questão se possa esclarecer rapidamente.
O livro «Portugal 2004: muito mais do que futebol» reúne momentos marcantes do Euro, que vão desde a organização e promoção, à apresentação das infra-estruturas e ao evento em si. A publicação inclui um DVD com as imagens mais importantes do campeonato da Europa realizado em Portugal.