A qualificação dos Camarões para o Campeonato do Mundo de 2006 ficou bem mais difícil depois da Federação Internacional de Futebol (FIFA) ter anunciado esta sexta-feira uma punição de seis pontos por utilização de equipamentos não aprovados pelo órgão máximo do futebol mundial, os polémicos equipamentos da Puma.
Os «leões indomáveis», uma das potências do futebol africano e crónicos candidatos às fases finais dos Campeonatos do Mundo, vão assim iniciar a fase de qualificação africana com uma desvantagem assinalável, com o objectivo de chegar ao primeiro lugar do Grupo 3 do qual fazem ainda parte o Egipto, Costa do Marfim, Líbia, Sudão e Benin.
«Na última edição da Taça Africana das Nações (CAN-2004), a selecção camaronesa utilizou equipamentos não conformes à Lei IV», revela o comunicado da FIFA que chama ainda a atenção para o «desrespeito pelas leis do jogo», uma vez que, apesar da existência de um acordo que previa o retorno à normalidade na segunda fase da CAN-2004, foi continuado nos quartos-de-final, no jogo em que os Camarões perderam com a Nigéria (1-2). Além do pesado castigo desportivo, a Federação dos Camarões foi ainda condenada a pagar uma multa de cerca de 130 mil euros.
A polémica resultou do facto dos jogadores dos Camarões terem-se apresentado com uns «macacões», isto é, uma peça única que englobava os calções e a camisola, produzidos pela patrocinadora Puma, que realizou uma grande campanha publicitária em redor dos mesmos.
Antes deste castigo, os Camarões apresentavam-se como um dos favoritos a conquistar uma das seis vagas reservadas para África para a fase final do Mundial-2006 que vai decorrer na Alemanha. Os «Leões indomáveis» somam quatro títulos africanos (Costa do Marfim-84, Marrocos-88, Nigéria e Gana-2000 e Mali-2002), além de terem chegado aos quartos-de-final no Mundial-90, em Itália.
A fase de qualificação africana vai decorrer entre Junho e Outubro, com cinco grupos de seis equipas. As três primeiras selecções de cada um dos grupos qualificam-se para a fase final da CAN-2006, que vai decorrer no Egipto.