Simplesmente implacável: mesmo com o apuramento garantido e deixando de fora alguns dos habituais titulares, a selecção espanhola fez questão de fechar com chave de ouro a qualificação para o Mundial-2010. Em Sarajevo, frente à Bósnia, surpreendente segunda classificada do grupo, a selecção de Del Bosque goleou por 5-2 e conseguiu a proeza de somar todos os seus jogos por vitórias.
Golos madrugadores de Piqué e David Silva colocaram o campeão europeu ao abrigo de quaisquer surpresas, com a goleada a ser confirmada na segunda parte, graças a um bis de Alvaro Negredo, jogador do Real Madrid emprestado ao Sevilha. Nos últimos minutos, o suplente Mata apontou o quinto e último golo da Espanha, antes de os goleadores Dzeko e Misimovic salvarem a honra dos bósnios, possíveis adversários de Portugal no play-off.
No outro jogo do grupo, a Turquia atenuou as mágoas pela eliminação prematura com uma vitória sem sofrimento sobre a modesta Arménia (2-0). Halil Altintop e o defesa Çetin marcaram os golos ainda na primeira parte. Os turcos jogaram sessenta minutos com um homem a menos, por expulsão de Gulselam, mas nem assim perderam o controlo das operações.
Em Tallin, entre duas equipas sem ambições, a Estónia despediu-se com uma vitória simbólica (2-0) sobre a Bélgica.
Classificação: Espanha, 30 pontos; Bósnia, 19; Turquia, 15; Bélgica, 10; Estónia, 8; Arménia, 4.