O Arena Pantanal é um dos seis estádios por concluir no lote de 12 que vão receber partidas do Mundial-2014.

O recinto de Cuiabá é dos casos que mais preocupa a FIFA, mas o Comité Organizador Local e o próprio governo brasileiro têm insistido na tese de que tudo ficará pronto a tempo.

Neste momento, o Pantanal vai em 85% de execução, tendo recebido nos últimos dias as primeiras peças das coberturas leste e oeste. A fase teve início após a conclusão da montagem das estruturas nas partes norte e sul do estádio.

Os guindastes, movidos para a parte central da arena, serão responsáveis pelo içamento de sete peças. A conclusão deve ocorrer no fim de outubro, a dois meses do prazo final de entrega do estádio.

De acordo com a Secopa, outra frente de trabalho é executada simultaneamente: a colocação das telhas metálicas, do isolante térmico e acabamento com uma membrana.

O estádio de Cuiabá acusa o ritmo mais lento entre todas as obras dos estádios. A construção está em andamento há 41 meses, com avanço de 2.07 pontos percentuais por mês.

Nos últimos 12 meses, os trabalhos tiveram execução de 3.16 pontos percentuais mensais. Para cumprir o cronograma, será preciso avançar seis pontos percentuais por mês.

O Arena Pantanal receberá quatro jogos da primeira fase. As partidas serão disputadas nos dias 13, 18, 21 e 24 de junho.