A Espanha arrancou uma difícil vitória diante da Geórgia (0-1), em Tbilisi, no seu primeiro jogo no Grupo I da fase de qualificação para o Mundial-2014. Vicente del Bosque apostou em Soldado como homem mais adiantado, mas o campeão da Europa sentiu tremendas dificuldades para ultrapassar a defesa adversária e o seu inspirado guarda-redes. O golo solitário só surgiu a quatro minutos do fim, já depois da Geórgia ter trocado de guarda-redes, devido a uma lesão que afastou do campo o sensacional Giorgi Loria.

A Espanha entrou em campo com praticamente o mesmo onze da final do Euro-2012, frente à Itália, apenas com o avançado do Valência no lugar de Cesc Fabregas, mas a verdade é que a dinâmica da «roja» esbarrou no «autocarro» que a Geórgia estacionou à frente da baliza de um inspirado Loria que, até ao intervalo, defendeu um remate com carimbo de golo de Xavi, ganhou no um-para-um com Soldado e contou ainda com a colaboração de um poste para anular um remate traiçoeiro de Da Silva.

A segunda parte começou no mesmo sentido, com poucos espaços, mas com uma Geórgia mais atrevida que chegou também a acertar no poste, aos 54 minutos, com um potente remate de Amisulashvili. Vicente del Bosque teve de recorrer ao banco e foi alimentado o ataque com as entradas sucessivas de Pedro, Cazorla e Fabregas. Pelo meio um facto determinante neste jogo. Giorgi Loria, que estava a realizar uma exibição de sonho entre os postes, lesionou-se aos 70 minutos e, depois de fazer um esforço para continuar, teve mesmo de sair.

A quatro minutos do final, já com Piqué a jogar a ponta de lança, uma combinação entre Pedro, Fabregas e Soldado, permitiu ao avançado do Valência atirar, finalmente, a contar. Vicente del Bosque respirava de alívio, mas ainda houve tempo para mais um susto, em tempo de compensação, com Sergio Ramos a oferecer o corpo à bola para evitar o empate da Geórgia.

Com este triunfo, a Espanha passa a liderar o Grupo I com os mesmos três pontos do que a França e Geórgia.