Se não é recorde, deve andar lá perto. A família Tehau é, por estes dias, uma das mais felizes em Taiti, depois da estrondosa vitória sobre Samoa, por 10-1, no arranque da segunda fase do apuramento da zona da Oceânia para o Mundial 2014.

De facto, não é todos os dias que a lista de marcadores de um jogo tem espaço para dois irmãos. Mas a ficha de jogo deste Samoa-Taiti albergou...três irmãos e um primo! E ao todo fizeram nove golos, oito deles dos manos Tehau.

Lorenzo Tehau foi o homem em destaque, ao apontar quatro golos, três deles num espaço de...três minutos! Mas o seu irmão gémeo Alvin também tem razões para sorrir, pois fez mais dois, tantos como Johnathan o mais velho dos irmãos.

O primo Teoanui não quis ficar a ver de fora a festa da família e também fez o gosto ao pé. Chong Hue foi o único homem da seleção de Taiti a intrometer-se nesta festa privada da família Tehau, ao marcar, na altura, o 0-6.

No final do encontro, Eddy Etaeta, selecionador de Taiti, não escondeu a satisfação pela vitória e também pelo feito da família Tehau: «É incrível ter um grupo de irmãos na mesma equipa e que trabalho fantástico fizeram eles hoje!»

Veja o resumo do jogo: