Terminou com a derrota frente à Argentina por 3-1 a participação do México no Mundial. Um olhar mais desatento pode deixar transparecer que acabou por ser uma participação curta, mas os seleccionados de Javier Aguirre sabem que não foi bem assim.

O México estava a preparar-se há 76 dias e, apesar da lógica tristeza pela eliminação, alguns jogadores não puderam deixar de sentir algum alívio por, finalmente, poderem descansar. Foi o que fizeram o guarda-redes Ochoa e o médio Torrado que desabafaram no twitter sobre o final da concentração.

«Vamos descansar alguns dias, depois de 76 dias de concentração», escreveu Ochoa. Torrado não andou longe: «Depois de 76 dias em concentração, chegam alguns dias de descanso.»

O México começou a sua preparação para o Mundial em Abril, aproveitando o facto de 14 dos 23 escolhidos de Aguirre actuarem no campeonato local. Aliás, o Chivas de Guadalajara teve de disputar um lugar nas meias-finais da Taça Libertadores sem cinco jogadores que já estavam nos trabalhos da selecção.

Tanta preparação acabou por não surtir o efeito desejado e o México voltou a cair nos oitavos-de-final, continuando o fantasma de nunca ter passado essa barreira num Mundial realizado fora do seu país.