O sorteio da fase de grupos do Mundial 2010 determinou que Portugal reencontrasse parceiros de gratas memórias de uma campanha gloriosa, há 44 anos: as vitórias sobre o Brasil e a Coreia do Norte foram os pontos mais altos da caminhada dos «magriços» rumo ao terceiro lugar no Mundial 66.
Há 44 anos, com Eusébio como primeira figura, Portugal venceu o Brasil, com Pelé, por 3-1, em Liverpool. Eusébio (2) e Simões marcaram os golos no primeiro e único confronto oficial com os canarinhos, que apesar de campeões do mundo em título ficaram afastados na primeira fase.
O jogo seguinte nos quartos-de-final, também em Liverpool, foi frente à sensacional Coreia do Norte, que tinha afastado a Itália na primeira fase. Portugal esteve a perder por 0-3, mas deu a volta ao marcador, com quatro golos de Eusébio e um de José Augusto. Os coreanos não voltaram a jogar em Mundiais e nunca mais se cruzaram com a selecção portuguesa.
Não há registos históricos de confrontos com a selecção da Costa do Marfim, primeira adversária de Portugal, que se estreou em Mundiais em 2006, sendo afastada na primeira fase, num grupo que incluía Argentina, Holanda e Sérvia.
Veja os golos da vitória sobre o Brasil:

Veja o vídeo da vitória sobre a Coreia: