O Mundial sub-20, que está a decorrer no Canadá, contou esta terça-feira com mais uma surpresa. Depois da Polónia ter surpreendido o Brasil (1-0), na ronda inaugural do Grupo D, esta terça-feira foi a vez dos polacos serem surpreendidos pelos Estados Unidos com um esmagador 6-1 em Montreal.
Tal como tinha acontecido diante do Brasil, a Polónia ganhou vantagem cedo, com Janczyk a marcar o primeiro golo logo aos cinco minutos. No entanto, ao contrário do que aconteceu frente ao «escrete», os jovens polacos não conseguiram resistir à avassaladora reacção dos norte-americanos, comandados por um inspirado Freddy Adu.
A vantagem polaca não durou mais de quatro minutos, o tempo que Szetela, curiosamente filho de pais polacos, demorou para colocar a bola na baliza polaca. Seguiram-se mais dois golos de Freddy Adu (20 e 45m) e, ao intervalo, os EUA já venciam por 3-1. O pesadelo polaco não se ficou por aqui. A abrir a segunda parte, mais um golo de Szetela (51m), outro de Altidore (70m) e ainda mais um de Adu (85m).
Com este esclarecedor triunfo, os Estados Unidos, que tinham empatado no primeiro jogo com a Coreia do Sul, saltam para o topo da classificação do Grupo D, com quatro pontos, à frente da Polónia, com três, da Coreia do Sul, com um, e do Brasil, ainda sem pontos.
No outro jogo desta noite, no Grupo E, República Checa e Coreia do Norte empataram 2-2, num grupo que, nos três jogos já disputados, todos resultaram em empates. A equipa asiática marcou primeiro, por K.K. Il (12m), mas os checos deram a volta no início da segunda parte, com golos de Kalouda (56m) e Fenin (66m), antes de K.K. Il voltar a marcar no último minuto.