Entre os jogadores portugueses convocados para o Mundial sub-20 estão dois que já representaram o escalão acima. Rony Lopes e Rafa podiam, por isso, sonhar com uma presença no Europeu de sub-21, nomeadamente o jogador emprestado pelo Manchester City ao Lille, mas a opção dos responsáveis federativos foi outra.

Rony Lopes e Rafa são dois «trunfos» para Hélio Sousa no Mundial sub-20. «Os jogadores que apresentam competências relevantes têm oportunidade de competir em seleções acima. É o caso do Rony, mas também do Rafa. Neste momento o Rony é opção para os sub-20 apenas. O processo seguinte...o futuro o dirá», disse o selecionador.
 
E se Rony Lopes joga na Liga francesa, ao serviço do Lille (emprestado pelo Manchester City), a convocatória tem vários elementos que têm competido com regularidade, nomeadamente nas equipas B. « Os jogadores estão mais capazes do que há um ano. Tiveram experiências competitivas importantes, até pelo regresso das equipas B. Tiveram oportunidade de jogar com maior regularidade», afirmou Hélio Sousa.
 
A convocatória inclui quinze jogadores que há um ano estiveram no Europeu de sub-19, e o selecionador reconhece que essa «é uma das mais-valias». «A equipa tem crescido ao longo do processo. Em sub-16 e sub-17 não ganhámos nenhum torneio, o caminho não foi fácil, mas não deixámos de acreditar. Os jogadores foram inexcedíveis. Fomos crescendo. Em alguns torneios sentimos que a qualidade estava lá, mas faltou sempre alguma coisa», sustentou Hélio.