O número de assinaturas de telemóveis no mundo deverá atingir hoje 3,3 mil milhões, o que representa uma taxa de penetração de 50%, afirma a consultora Informa Telecoms & Media.

A Informa Telecoms, que produz estudos sobre os mercados de telecomunicações e de media e organiza anualmente 125 salões, entre os quais o GSM 3G, afirma que no fim de Setembro estavam implantadas redes digitais em 224 países, que compara com 192 países há 10 anos atrás e 35 nações há 20 anos.

Acrescenta que as redes móveis cobrem cerca de 90% da população mundial, o que significa que em países em desenvolvimento há muitas pessoas com cobertura mas não possuem um telemóvel, acrescenta a «Lusa».

A consultora sublinha que a telefonia móvel digital é uma história de sucesso, em que a realidade ultrapassou sempre as previsões mais optimistas em matéria de número de utilizadores, segundo Mark Newman, investigador chefe da Informa Telecoms.

A consultora destaca que o facto de o número de assinaturas de telefonia móvel atingir os 3,3 mil milhões no mundo não significa que haja igual número de habitantes da Terra que possuem um telemóvel, dado que nos mercados maduros as taxas ultrapassam frequentemente os 100%, o que significa que há muitas pessoas com dois ou mais cartões.

Adianta que no fim de Setembro havia 59 países com taxas de penetração da telefonia móvel digital superior a 100%, encontrando-se no outro extremo 27 países, com taxas de penetração abaixo dos 10%.

Também ao nível da receita média mensal por utilizador (ARPU) se verificam grandes diferenças, que vão desde um ARPU equivalente a 71 dólares (48,2 euros ao câmbio actual) no operador Zain, do Koweit, até valores inferiores a três dólares (dois euros) no Sri Lanka e no Bangladesh.