O presidente norte-americano George Bush apelou esta quinta-feira à Câmara dos Representantes para seguirem a decisão do Senado e aprovarem o plano do Tesouro para enfrentar a crise financeira, avisando que há «empregos em risco».

«Este assunto ultrapassou Nova Iorque e Wall Street. É um assunto que está a afectar as pessoas que trabalham no duro», afirmou George Bush no seu décimo quarto apelo em quinze dias, segundo a «Lusa».

«Estão preocupados com as suas poupanças, com os seus empregos, com as suas casas, com os seus pequenos negócios, e a Câmara dos Representantes deve ouvir as suas vozes e deixar passar este plano», afirmou ainda.

O Senado aprovou esta quinta-feira a nova versão do plano do Tesouro norte-americano para enfrentar a crise, que prevê a injecção de 700 mil milhões de dólares no sistema financeiro.

A nova versão do «Plano Paulson» para ajudar o sistema financeiro norte-americano prevê um aumento das garantias dos depósitos bancários e o prolongamento por dois anos de benefícios fiscais. A Câmara dos Representantes deverá votar na sexta-feira a nova versão da Lei.