O artista de rap Jay-Z processou a firma de investimentos Highland Capital Management e o banco NexBank SSB nesta quarta-feira, dia 3 de Fevereiro, alegando prejuízos no valor de 3,7 milhões de dólares (cerca de 2,7 milhões de euros) relacionados com um empréstimo para construir um hotel em Manhattan, Nova Iorque.

«Esta acção surge dos esforços dos arguidos para sangrar fundos adicionais ao queixoso», afirma-se no processo. «Os arguidos embarcaram em condutas de má fé».

Na propriedade em questão, em 511 West 21st Street na zona Oeste de Manhattan, estava prevista a construção do «J Hotel». Segundo o processo legal, a empresa de Jay-Z comprou o terreno em Agosto de 2007, e obteve um empréstimo de 52 milhões de dólares (cerca 37,5 milhões de euros) que foi atribuído à Highland e representado pelo NexBank, e garantido pelo rapper.

Com a recente queda do mercado imobiliário, o valor da propriedade caiu, e a empresa de Jay-Z tentou devolver a propriedade a Highland em vez de executar a hipoteca. O processo afirma que a Highland empatou o negócio, causando Jay-Z a acumular taxas de juros e custos de que teráficado responsável.

Jay-Z alega também que Highland utilizou fundos reservados para cobrir custos de eventuais problemas ambientais.

Highland afirmou num comunicado que ia defender-se das acusações «sem mérito» de Jay-Z. O processo procura uma indemnização de 3,7 milhões de dólares em danos e uma declaração que permitirá a devolução da propriedade.