Os bispos portugueses, reunidos em Fátima, consideram o cardeal patriarca emérito de Lisboa José Policarpo, que hoje faleceu, uma figura marcante na renovação da Igreja em Portugal e um homem que soube «responder aos desafios dos tempos presentes».

«Todos reconhecemos nele uma figura marcante na renovação da Igreja em Portugal, com o seu sábio discernimento dos sinais dos tempos para responder aos desafios dos tempos presentes», refere um comunicado emitido no santuário de Fátima, distrito de Santarém, onde estão reunidos os bispos para o seu retiro anual.

Lido pelo porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Morujão, o comunicado refere que os bispos «receberam a dura notícia do falecimento de D. José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca Emérito de Lisboa, ao fim desta tarde, provocado por um aneurisma».

«De manhã, tinha deixado Fátima, numa ambulância, para ser tratado em Lisboa», adianta o comunicado, acrescentando: «Com profunda dor, mas também com grande esperança, os bispos agradecem a Deus a sua vida rica de boas obras, intensamente dedicada ao serviço da Igreja e do mundo, intervindo no campo pastoral, cultural e social com sabedoria e coragem evangélicas».

A missa exequial terá lugar na Sé Catedral de Lisboa às 16:00 de sexta-feira, informa o comunicado.

Lusa