A presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet, e a atleta Filipa Ferreira transportaram esta quarta-feira a Tocha Olímpica, durante a viagem que o artefacto está a realizar pelo Reino Unido até ao início dos Jogos de Londres.

Isabel Jonet, de 52 anos, correu na área de Chester, perto de Liverpool, e confessou à Lusa que «foi uma experiência fantástica. Tinha dito que não iria correr, mas corri quase tudo, só andei durante uma subida».

Já a campeã juvenil de marcha Filipa Ferreira, de 17 anos, que pegou na tocha em Acrefair, perto de Wrexham, no País de Gales, descreveu o momento como «emocionante».

Ambas foram indicadas pela Samsung, patrocinador dos Jogos Olímpicos deste verão em Londres, a primeira enquanto ativista contra a pobreza e a segunda na sequência de uma votação levada a cabo através da rede social Facebook.

Está previsto que um outro português, Jorge Gonçalves, de 61 anos, transporte também a Tocha, já na reta final da viagem, a 23 de julho, em Bromley, no sul de Londres.

No total, oito mil pessoas vão carregar a tocha ao longo de um percurso que os organizadores desenharam de forma a passar a menos de 16 quilómetros de distância de 95 por cento da população.