A roupa que Maddie McCann usava pode ter atraído o raptor de Maddie. A suspeita é levantada pela mãe da criança, Kate McCann, no livro «Madeleine».

«Eu seguia-a com os meus olhos e admirava-a. Questiono-me agora se mais alguém estava a fazer o mesmo», escreve a mãe de Maddie referindo-se à «túnica cor de pêssego e calções brancos rendilhados».

Ao longo do livro, Kate McCann vai levantando várias questões, entre as quais se já não andaria alguém a rondar o apartamento do Ocean Club, na praia da Luz.

Essa questão surge depois de recordar de uma pergunta feita por Maddie ao pequeno-almoço: «Porque foi que não vieram quando o Sean e eu chorámos ontem à noite?».

Para Kate, essa questão deixou-a intrigada, mostrando arrependimento por não ter perguntado a Maddie o que a levou a chorar.

«Estou convencida de que alguém tinha entrado, ou estava a tentar entrar, no quarto das crianças naquela noite, e que foi isso que as assustou», afirma.

Entre os vários pormenores que vai relatando, Kate McCann faz referência a uma «grande mancha castanha no top do pijama cor-de-rosa da Madeleine» na manhã em que Maddie questionou a sua ausência. Inicialmente, a mãe da criança pensou tratar-se de «uma nódoa de chá», colocando agora em causa isso mesmo, deixando subentendido que poderá ter sido algo mais que uma simples nódoa.