No lançamento do seu mais recente livro, «Coisas Que Sei... ou Julgo Saber», Helena Sacadura Cabral sorriu para os amigos, mas era evidente que sofria pelo estado de saúde do filho mais velho. Miguel Portas, de 52 anos, descobriu há pouco mais de um mês, durante um check-up de rotina em Bruxelas, que tinha cancro no pulmão e foi operado no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, onde retirou um terço do pulmão direito.

«Sou uma optimista, tenho muita fé nos meus filhos, em Deus e em que isto é um acidente de percurso», confessou a economista e jornalista, que recebeu o carinho de Paulo Portas, o seu «infante» mais novo, no evento no El Corte Inglés.

Aliás, o dirigente do CDS-PP tem apoiado de forma incondicional o irmão e chegou mesmo a ir ao santuário de Fátima, no dia 13 de Maio. Na sua página do Facebook, Miguel Portas, que é pai de André, de 17 anos, e Frederico, de 14, fruto da sua relação com Maria Isabel Gorjão Henriques, disse: «O meu querido irmão tem sido inexcedível.»

Foi também através da rede social que o eurodeputado, que deixou de fumar assim que soube que tinha um tumor maligno no pulmão direito, fez alguns desabafos: «Fui operado a um tumor, perdi algum pulmão e tenho a moral em alta para a próxima fase. E fui muito, muito bem tratado no IPO».