Um rapaz de 10 anos morreu, esta quarta-feira, com gripe A, no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, confirmou ao tvi24.pt o Centro Hospitalar de Lisboa Central.

«O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE (CHLC) informa que morreu hoje uma criança do sexo masculino com 10 anos de idade no Serviço de Infecciologia do Hospital D. Estefânia», refere um comunicado enviado por esta entidade posteriormente à confirmação. «Foram realizadas análises laboratoriais e identificado o vírus H1N1 nas secreções respiratórias».

Na nota é ainda explicado que «a criança deu entrada no Serviço de Urgência perto das 6:00 de hoje, dia 28 de Outubro, com sintomatologia gripal» e que se aguarda agora pelo «resultado da autópsia para determinação da causa de morte».

Segundo a RTP, Adriano, de dez anos, começou a sentir-se mal no fim-de-semana e na segunda-feira pediu mesmo para sair de uma aula e regressar a casa.

O menino começou a ter febre na terça-feira, tendo ido para o Hospital São Francisco Xavier, de onde foi encaminhado para o Hospital D. Estefânia.

Adriano ficou internado e ainda foi ventilado, mas acabou por falecer esta quarta-feira. A autópsia será realizada esta quinta-feira.

Além deste rapaz de 10 anos, há um outro caso de gripe A na mesma escola que ele frequentava, a EB23 Paula Vicente, no Restelo. Depois de uma reunião do Conselho Executivo, ficou decidido que o estabelecimento não vai fechar, para já, as portas.

Esta é a primeira criança a morrer com gripe A em Portugal.