As primeiras tentativas científicas de medir a onda surfada pelo brasileiro Carlos Burle no Canhão da Nazaré vêm acentuar a possibilidade do surfista vir a figurar no Guinness World of Records.

Miguel Moreira, Coordenador da Pós-graduação em Surf na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e autor do livro «Surf: Da Ciência à Prática» através de um software específico para o efeito «O SIMI Motion Twin», diz que a onda surfada atingiu os 35 metros batendo assim um novo recorde, já que o anterior ali estabelcido por Garret McNamara está nos 32 metros.

Em 2011, Garrett McNamara bateu pela primeira vez o recorde da maior onda surfada, com um registo certificado pelo livro dos recordes do Guiness. Esta mesma onda valeu-lhe o prémio de maior onda da competição Billabong XXL Global BigWave Awards.

O havaiano continuou a tentar a sorte na Nazaré, tendo surfado, em janeiro de 2013, uma onda que se acredita possa ter chegado aos 30 metros.

No entanto, McNamara retirou-a do concurso da Billabong por ser «fortemente contra» o consumo de álcool, e este ser patrocinado pela cerveja mexicana Pacífico.