E de maratonas percebe Jessica Augusto que subiu ao pódio da categoria desporto vencendo assim Marta Marinho e Sara Moreira.

Isabel Alçada, Marisa Matias e Isabel Galriça Neto foram as mulheres fortes da política mas foi a diretora dos Cuidados Paliativos do Hospital da Luz que conquistou a maioria absoluta dos votos:

«Vejo esta vitória como um prémio entregue às muitas mulheres que dão o seu melhor a favor da causa pública!»

O mundo dos negócios iluminado pelo sentido feminino é um dos destaques das personalidades. Leonor Freitas, Margarida Manjerão e Teresa Regojo estiveram nas decisões do júri, mas foi a diretora de comunicação e imagem da Lanidor quem acabou por sobressair:

«É uma honra muito grande receber este prémio e agradeço a todos aqueles que, através deste voto, manifestaram o apreço pela marca que diz muito às pessoas e que é 100% portuguesa. Muito obrigado a todos e à revista lux em particular!».

Veja o making of das produções com as personalidades vencedoras:



E foi também a particular dedicação da Presidente de Ajuda de Berço para salvar a instituição que valeu a Sandra Anastácio a vitória na categoria solidariedade, disputada ainda por Isabel Jonet e Manuela Rilvas.

«Foi um ano muito difícil e este era o prémio de que pessoalmente não estava à espera mas acabou por ser o colo de que eu, Sandra Anastácio, estava a precisar. Uma das casas da Ajuda de Berço esteve prestes a fechar portas e eu atirei-me a um país para me ajudar a resolver o problema!»

Trabalho que valeu a Joana Freitas a terceira nomeação consecutiva e desta foi mesmo de vez. A manequim conseguiu a vitória na área da beleza disputada também por Luísa Beirão e Mathilde Stilwell. A vencedora partilhou alguns truques de beleza com os utilizadores da lux:

«Tenho a sorte da genética, mas também como bem, faço exercício, gosto de andar e utilizo alguns cremes para tratar da pele».

Em matéria de elegância a ministra da cultura, Gabriela Canavilhas, venceu Sofia Carvalho e Vanessa Neffe. O cuidado com a imagem num cargo institucional é, garante, um aspeto importante:

«Não que seja mais importante do que outras qualidades mas a imagem é o primeiro contacto das pessoas com o representante do cargo e esse primeiro contacto tem que ser de molde a criar uma relação imediata. Se a imagem for positiva facilita a relação institucional».

Estão então desvendados os nomes das 13 personalidades, uma iniciativa da revista Lux que permitiu assim medir as preferências do público sobre o que de melhor se faz em diferentes áreas de acção portuguesas... no feminino!