O Presidente da República português, Cavaco Silva, felicitou hoje Cristiano Ronaldo, que venceu a Bola de Ouro da FIFA para melhor jogador do Mundo em 2013, pelo «excecional nível desportivo» do futebolista.

«É o primeiro português a receber por duas vezes esta distinção. Este galardão é o reconhecimento do seu excecional nível desportivo, do empenho e dedicação que tem colocado em todo o seu percurso como futebolista», diz Cavaco Silva em mensagem divulgada na página Internet da Presidência da República.

Felicitando Cristiano Ronaldo em seu nome e em nome «de todos os portugueses», Cavaco Silva diz ainda que a distinção da FIFA «significa também a valorização do desporto em Portugal e é um estímulo para os jovens desportistas, dando um contributo muito relevante para a projeção internacional do nosso país».

«Aceite as minhas felicitações e os desejos de muitos sucessos pessoais e desportivos», escreve o Presidente da República no final da mensagem endereçada ao atleta.

Na votação, cujo resultado final foi apresentado pelo antigo futebolista Pelé, na Gala da FIFA, em Zurique, na Suíça, o português do Real Madrid bateu o argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, e o francês Franck Ribery, do Bayern de Munique.

Apesar de não ter vencido qualquer título coletivo, Cristiano Ronaldo bateu o recorde pessoal de golos num ano civil, ao apontar 69 tentos em 59 jogos oficiais.

Lusa