O bispo do Porto, que será anunciado este sábado de manhã como Patriarca de Lisboa na Cidade do Vaticano, foi distinguido em 2009 com o Prémio Pessoa e está de regresso à ¿casa¿ na qual foi bispo auxiliar.

Manuel Clemente tem 64 anos e é natural de Torres Vedras, sucedendo ao cardeal patriarca José Policarpo.

Após concluir o curso secundário, Manuel Clemente frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa pela qual se formou em História.

Ordenado sacerdote a 29 de junho de 1979, ano em que se licenciou em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, Manuel Clemente doutorou-se em Teologia Histórica em 1992 e foi reitor do Seminário Maior dos Olivais.

O futuro Patriarca de Lisboa foi nomeado pelo papa João Paulo II para bispo auxiliar de Lisboa a 11 de novembro de 2011, tendo tomado posse do cargo em março de 2000.

Em 2007, o papa Bento XVI nomeou-o bispo do Porto, sendo, atualmente, vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), presidida por José Policarpo, e membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

O Presidente da República, Cavaco Silva, atribuiu-lhe a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, tendo também sido distinguido em 2009 com o Prémio Pessoa.

Manuel Clemente foi ainda presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicação Social.

José Policarpo, atual patriarca de Lisboa, que se mantém por enquanto à frente da CEP, é natural de Alvorninha, Caldas da Rainha, e completou 77 anos no dia 26 de fevereiro.

Após concluir o curso secundário nos seminários de Santarém e Almada, formou-se em Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Cristo-Rei, dos Olivais, e licenciou-se em Teologia Dogmática, em 1968, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

A ordenação sacerdotal data de 1961, tendo sido nomeado bispo auxiliar de Lisboa em maio de 1978.

Em 1997, ao ser nomeado arcebispo coadjutor do patriarca de Lisboa, adquiriu o direito de sucessão, o que viria a acontecer um ano depois, após o falecimento do cardeal-patriarca António Ribeiro.

José Policarpo passou a ser o 16.º Patriarca de Lisboa e cardeal a partir do consistório de fevereiro de 2001, cinco dias antes de completar 65 anos.

Sócio honorário da Academia Portuguesa de História e da Academia das Ciências de Lisboa, o atual presidente da CEP é académico de mérito da Academia Portuguesa de História.

Entre 1988/1992 e 1992/1996, José Policarpo foi reitor da Universidade Católica Portuguesa, sendo magno chanceler daquela instituição desde 1998.

LUSA