O jornalista da RTP Vítor Gonçalves sofreu, esta manhã, um acidente na capital do Haiti, Port au Prince na sequência do sismo.

Segundo o comunicado da RTP, o jornalista estava instalado no Hotel Plaza, juntamente com o repórter de imagem Carlos Pinota e com outras equipas de reportagem americanas e europeias, quando se registou a réplica do sismo. Na sua sequência, Vítor Gonçalves sofreu uma queda, que lhe provocou ferimentos num membro inferior e na cabeça.

Foi levado para o University Hospital e assistido por médicos norte-americanos de uma «Organização Não Governamental».

A meio da tarde (hora de Lisboa) foi visto por uma equipa de médicos portugueses do INEM, chefiados pela médica Fátima Rato e da AMI, e transportado para o Hospital da ONU em Port-au-Prince.

Os primeiros exames de diagnóstico feitos para avaliar a extensão dos ferimentos indicaram um traumatismo craniano.

Após novos exames será decidido se ficará no Hospital da ONU, ou se será evacuado, ou para o Navio Hospital norte-americano estacionado ao largo da capital do Haiti, ou se para os Estados Unidos.

O Governo português está a acompanhar igualmente o evoluir do estado de saúde do repórter da RTP, tendo disponibilizado os meios necessários para auxiliar num eventual transporte.

O Vitor Gonçalves está consciente e conversou esta tarde com colegas da Direcção de Informação.

Preparava-se para iniciar a viagem de regresso aos EUA, depois de ter sido o primeiro jornalista a chegar ao Haiti, após o violento sismo de há uma semana.