Esta sexta-feira, no primeiro dia do Campeonato Nacional de Seniores de Juniores, que decorre até domingo nas piscinas do Estádio Universitário de Lisboa, o atleta português, do Clube de Natação da Amadora, superou a marca conquistada em 2006 nos Europeus de Budapeste, apesar de não estar na melhor forma física.

«Não estava a 100 por cento. Senti-me um pouco preso a nadar, mas estou bastante contente com o resultado e esta vitória é bastante motivadora», avaliou Simão Morgado, após a prova.

Diogo Carvalho, do Clube Galitos de Aveiro, terminou na segunda posição com 24,13 segundos e também assegurou um lugar no Mundial.

Nos 4x50 metros livres, a equipa do F.C. Porto, formada por Sara Loureiro, Marta Marinho, Cláudia Moreno e Alexandra Oliveira, esteve, igualmente, em destaque, ao bater o seu próprio recorde nacional com 1.46,99 minutos, menos quase dois segundos.

A jornada terminou com mais dois apuramentos, ambos nos 800 metros livres, desta feita para os Europeus de juniores, de 8 a 12 de Julho, em Praga, República Checa: Joana Santos, do V. Guimarães, fez 9.07,03 minutos; enquanto Maria Miguel Veloso, do Náutico, nadou em 9.11, 06.