David Stern foi nomeado para o «Hall of Fame» de basquetebol, apenas duas semanas depois de ter terminado o seu reinado de trinta anos como comissário da Liga norte-americana (NBA).

O empresário de 71 anos, que conduziu a NBA à dimensão planetária que hoje tem, estava entre as cinco pessoas anunciadas para a galeria de notáveis da modalidade. «Há um lugar especial para ele. Ele merece ser reconhecido de forma grandiosa», assegurou o responsável pelo «Hall of Fame».

Jerry Colangelo descreveu David Stern como uma pessoa «muito humilde», que não tinha a certeza se merecia tal reconhecimento. «Resumindo, ele está muito entusiasmado e ansioso pelo momento», completou.

A acompanhar David Stern no «Hall of Fame» estarão o antigo basquetebolista lituano Sarunas Marciulionis, o antigo treinador da NBA Bobby «Slick» Leonard e Guy Rodgers e Nat «Sweetwater» Clifton, homenageados a título póstumo.

Marciulionis, de 49 anos, liderou a União Soviética na conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e cumpriu sete épocas na NBA como um dos pioneiros europeus na mais importante liga de basquetebol do mundo.

A cerimónia terá lugar a 07 ou 08 de agosto na sede da Hall of Fame, em Springfield, no Massachusetts.