Os Oklahoma City Thunder garantiram, esta madrugada, a presença na final da NBA pela primeira vez desde 1996, ano em que ainda se chamavam Seattle Supersonics.
A confirmação surgiu com o triunfo no sexto jogo da final da Conferência Oeste frente aos San Antonio Spurs, por 107-99. No entanto, a partida não foi um passeio e os texanos, liderados por Tony Parker (29 pontos e 12 assistências), o com o veterano poste Tim Duncan (25 pontos e 14 ressaltos) e extremo Stephen Jackson (seis triplos, e 23 pontos) em bom plano, chegaram a ter 18 pontos de avanço ainda antes do intervalo. No entanto, o cinco da casa recompôs-se após o intervalo e virou o resultado, impedindo que os rivais atingissem a quinta final em 14 anos, com títulos em 1999, 2003, 2005 e 2007.
O extremo Kevin Durant, melhor marcador da fase regular, foi o principal responsável pelo êxito dos Thunder, aos marcar 34 pontos e conseguir 14 ressaltos, enquanto o base Russell Westbrook, a outra figura da equipa, somou 25 pontos.
Os Thunder recuperaram ainda de uma desvantagem de 2-0 trazida dos primeiros jogos, no Texas, e somaram quatro consecutivos, virando a série. No primeiro encontro da final, na terça-feira, em Ohlahoma, os Thunder enfrentam Boston Celtics ou Miami Heat. Os primeiros estão em vantagem por 3-2 na final da Conferência Este e podem alcançar um lugar na final, se vencerem hoje em casa.