Tudo começou há 17 anos, quase dia por dia. Tim Duncan fazia a sua estreia na NBA, a estreia nos San Antonio Spurs, num jogo frente aos Denver Nuggets em que marcou 15 pontos. No banco já estava Gregg Popovich. Lá continua. Jogador e treinador atingiram uma marca incrível: 900 vitórias juntos, mais do que qualquer outra dupla nia história da NBA.

Quem esteve mais perto foi Jerry Sloan, com uma dupla mítica da história do jogo nos anos 90. Com Karl Malone, ganhou 775 jogos e, com John Stockton, somou 768 vitórias, sempre pelos Utah Jazz.

Duncan e Popovich atingiram a marca duas semanas depois do arranque da época em que defendem novo título de campeões: o quinto para ambos.

Tim Duncan veio de longe para chegar aqui. Nascido nas Ilhas Virgens norte-americanas, começou por praticar natação. O basquetebol só apareceu quando estava no liceu. Acabou por entrar no radar do basquete universitário norte-americano e aos 17 anos mudou-se para a Carolina do Norte, para a Universidade de Wake Forest.

O salto para a a NBA aconteceu em 1997, quando foi a primeira escolha dos Spurs no draft. Encontrou na equipa texana umas das grandes referências da NBA nesses tempos: David Robinson. Formaram uma dupla de ataque fortíssima, que ficou conhecida como as «Twin Towers». Robinson reftirou-se em 2003, Duncan continuou a liderar os Spurs e a marcar pontos. Eficaz, mas discreto. Num estilo pouco entusiasmante, a que muitos chamaram chato. A alcunha que lhe deram, «Big Fundamental», reflete essa imagem aborrecida do gigante dos texanos.

As reações no Twitter aos 900 jogos também
 
 


Tim Duncan sempre foi assim, assim continua, aso 38 anos. Discreto, pouco efusivo, em contra-corrente com algumas das grandes estrelas da NBA. Nunca deixou San Antonio, nunca deixou Coach Pop, o veterano Popovich que é o treinador mais duradouro de qualquer dos grandes campeonatos profissionais norte-americanos.

O compromisso deles é com o jogo e com os resultados. O que explica, por exemplo, que no jogo a seguir a terem atingido a marca dos 900 jogos, Popovich tenha virado costas ao facto de o jogo com os Houston Rockets ter transmissão nacional na televisão e optado por fazer descansar as suas principais estrelas: Tim Duncan, mas também Manu Ginobili.