Os responsáveis sul-africanos afirmam-se «chocados e repulsados». Tudo por aquela que deve ser muito provavelmente a pior interpretação de um hino nacional de sempre. Aconteceu no último fim-de-semana, no jogo de rugby entre as selecções de França e da África do Sul, realizado em Toulouse.
O intérprete em causa até é um sul-africano. Chama-se Ras Dumisani, é um cantor de reaggae e foi escolhido pela federação francesa, que organizou o jogo. Para além de ter cantado o hino acompanhado por elementos de percussão da sua banda, Rãs Dumisani não deve ter acertado uma única nota da melodia.
O momento chega a ser confrangedor. Sobretudo para os sul-africanos. «A execução do hino é um momento importante», disse o presidente da federação, que enviou uma carta aos homólogos franceses a mostrar indignação. «O que aconteceu em Toulouse não ofende só os jogadores e a federação, ofende todos os sul-africanos.»
Ora Ras Dumisani já veio defender-se. Garantiu que a sonorização de Toulouse é defeituosa e que isso prejudicou a interpretação. O cantor fala mesmo em «sabotagem». O que não chega para convencer os compatriotas. No Facebook já foi criado um clube chamado «Vamos banir Ras Dumisani de voltar a cantar».
Veja o vídeo da interpretação do hino sul-africano: