Armando de Sá conhece bem o potencial do AZ Alkmaar, adversário do Sporting nas meias-finais da Taça UEFA. O ex-benfiquista, actualmente ao serviço do Villlarreal, esteve nos dois jogos dos «quartos» e pelo que viu, acredita que os «leões» têm qualidade para ultrapassar os holandeses, desde que tenham certas cautelas, já que Armando considera o AZ «uma equipa perigosa, que espera pelos erros do adversário».
O Villarreal perdeu 2-1 no jogo da primeira-mão e acabou por ser novamente derrotado no segundo encontro. O golo marcado em Espanha pelo AZ valeu-lhe a qualificação, o que surpreendeu Armando: «O apuramento deles acaba por ser uma surpresa. São uma equipa sem valores individuais, que vale pelo seu todo».
«Acho que fomos superiores nos dois jogos. É uma equipa que aproveita muito bem as oportunidades que tem. Nos dois encontros criaram três oportunidades de golo e marcaram em todas elas», analisou.
A pedido do Maisfutebol, Armando traçou o perfil desta equipa holandesa, que começa a dar nas vistas na Taça UEFA: «O AZ é uma equipa perigosa, que tem grande eficácia no aproveitamento das oportunidades. Aproveita os erros do adversário, trabalha e luta muito. A arma deles é o trabalho e apostam muito no contra-ataque. Sinceramente é difícil encontrar uma equipa portuguesa que possa servir de comparação».
Apesar do AZ Alkmaar não ter jogadores de renome, há um que, na opinião de Armando, acaba por se destacar: «O médio centro Van Galen talvez seja o mais esclarecido. É tecnicamente superior ao resto da equipa e é o elemento que leva maior perigo ao jogo».
«Tenham cuidado e respeito
Armando esteve em destaque no jogo da segunda-mão e já perto do final rematou à barra. Se tivesse marcado, o encontro teria ido a prolongamento. Uma situação que o deixou «desiludido»: «Tive uma oportunidade mesmo em cima do fim. Podia ter empatado a eliminatória».
Aos 21 minutos, Opdam foi expulso, mas a superioridade numérica do Villarreal durou apenas alguns segundos já que José Marí quis «vingar» a falta sofrida e foi atrás do holandês que tinha visto o vermelho. Acabou por ter também ordem de expulsão. Armando reconheceu que «foi um erro» da sua equipa, mas considerou também que este episódio não significa que o AZ seja uma equipa indisciplinada e violenta: «Em casa são mais agressivos, mas não são uma equipa que cometa muitas faltas».
Na sua opinião «o Sporting tem boas possibilidades de os eliminar, porque é superior». «O Sporting tem qualidade e melhores jogadores».
O jogador do Villarreal deixou também alguns conselhos aos colegas do Sporting: «Acho que devem ter cuidado e respeito por esta equipa. O Sporting vai certamente dominar o jogo todo, mas o AZ é uma equipa que se fecha muito atrás, que não deixa o adversário jogar e que espera pelos erros para poder surpreender».