A Assembleia Geral da Liga aprovou esta quinta-feira o alargamento da Liga e da Honra a 18 clubes, sendo que o segundo escalão ainda terá possibilidade de somar mais seis equipas B: se Benfica, Sporting, F.C. Porto, Marítimo, Sp. Braga e V. Guimarães avançarem com a inscrição.

A informação foi tornada oficial numa conferência de imprensa que se seguiu à reunião dos clubes das duas divisões profissionais do futebol português.

Esta decisões foram tomadas por maioria, com 35 votos a favor, 11 votos contra e uma abstenção. A Naval foi o único clube que não esteve presente da Assembleia Geral.

Desta forma, e para se tornar efetiva, a decisão do alargamento terá ainda de ser aprovada em Assembleia Geral da Federação e pelo Conselho Nacional de Desporto. O que levanta muitas dúvidas sobre a possibilidade de vir mesmo a ser implementada.

De acordo com as informações prestadas, a liguilha será disputada a duas mãos, com o 15º classificado da Liga a disputar uma eliminatória com o quarto classificado da Honra e com o 16º classificado da Liga a jogar com o terceiro classificado da Liga de Honra.

Na Liga de Honra, recorde-se, desce apenas o último classificado, sendo que sobem três formações da II Divisão. A partir da próxima época, tanto na Liga como na Liga de Honra, sobem três equipas e descem outras três.