O Olhanense vai mesmo jogar toda a época no Estádio Algarve. 

A 18 de setembro, o clube algarvio pediu à Liga para mudar os jogos para o José Arcanjo em Olhão, tendo a entidade que organiza os campeonatos profissionais remetido para o regulamento de competições. A Liga argumentou com o facto de o Olhanense ter designado, no início da época, o Estádio Algarve como o recinto dos jogos da equipa. A situação já levou a protestos por parte dos sócios do clube que não querem que a equipa jogue no estádio de Faro/Loulé. Longe de Olhão portanto. 

«No dia 9 julho o relvado estava em manutenção e em bom estado e isso foi verificado pelo Eng. Fidalgo (delegado da LPFP). Estávamos convictos que estaria em perfeitas condições, mas tal não se verificou e no dia 2 de agosto a SAD fez um pedido à Liga», começou por explicar Isidoro Sousa, presidente do clube e da SAD, aos cerca de 30 sócios que foram ao Estádio José Arcanjo.  «Dado que na época passada tivemos problemas na parte final dos tratamentos do relvado, a Administração da SAD decidiu pedir à LPFP que o Estádio a utilizar durante a época 2013/14, seria o Estádio Algarve. A imagem que passámos no início da época anterior não foi a melhor, e queremos que o mesmo não venha acontecer, solicitamos a realização dos jogos durante toda e época no Estádio Algarve», leu depois, em parte da missiva enviada à LPFP.

Isidoro Sousa, que é presidente do clube e da SAD, referiu que desconhecia esse pedido. «Como presidente do clube e da SAD, desconhecia este documento e induzi os sócios em erro quando disse que jogaríamos no Estádio José Arcanjo, contra o Estoril. Há quatro semanas reuni com dois administradores da SAD e disse-lhes que era imperioso jogar em Olhão. Disseram-me que sim e pedi ajuda financeira à SAD para realizar as obras no relvado. Se tivesse conhecimento deste documento pedia para se fazer essas obras? Obviamente que não».

No dia 18 deste mês, a SAD do clube solicitou um parecer à Comissão Executiva da Liga, para uma eventual mudança dos jogos para Olhão: «Os jogos das competições oficiais organizados pela Liga, serão realizados nos estádios indicados pelos clubes, até 15 dias antes do primeiro jogo das competições. O Sporting Clube Olhanense SAD indicou o Estádio Algarve, para efeitos do Artº 58/RC, uma vez que o Estádio José Arcanjo, propriedade do Sporting Clube Olhanense, não preenchia as condições legais e regulamentares para a competição. Sucede que estão a decorrer obras no relvado do Estádio José Arcanjo para dotá-lo de condições para a realização de jogos profissionais. Em face do exposto, pedimos à LPFP que nos esclareça, se é possível, ao Sporting Clube Olhanense SAD alterar, no decurso da época e por sua vontade, o estádio indicado para a realização das competições».

Escudada nos regulamentos, a resposta foi negativa. Isidoro Sousa, antes de lê-la aos sócios, apelou: «Era importante que estivéssemos todos juntos, porque só assim é que é possível continuarmos no futebol profissional. Se houver uma separação entre o clube e a SAD, isto cai. Estamos num processo de revitalização do clube, com o PER já aceite e peço, como presidente do clube e da SAD, que sejamos pacíficos, e que nos juntemos em redor da equipa, que é neste momento o suporte do clube e da SAD. A SAD tem que ser apoiada e se tal não suceder, o Olhanense pode não durar muito tempo. Muitas coisas foram feitas contra minha vontade, mas convém não esquecer que a SAD tem ajudado muito o clube. Se não fossem estes investidores o Olhanense estaria a disputar os campeonatos nacionais, e não os profissionais». 

De seguida, leu a resposta da Liga: «A possibilidade de alterar o estádio indicado está regulamentado a situações de força maior, sem prejuízo de, em casos de força maior, serem autorizados a jogar noutro estádio. Fora de um caso específico de força maior, em passo algum o RC prevê a possibilidade de um clube alterar a indicação de um estádio que tenha feito no início da época, pelo que um eventual pedido nesse sentido, será indeferido por falta de fundamento regulamentar. Já quanto ao concreto processo de indicação do estádio onde o Sporting Clube Olhanense irá disputar os jogos das competições profissionais, recordamos que face à degradação do relvado do Estádio José Arcanjo, este nunca reunia as condições para ser indicado por V.Exas. Assim, tendo em conta a aproximação do fim do prazo para a indicação do estádio, e face ao não cumprimento das condições regulamentares por parte do Estádio José Arcanjo, V. Exas estavam obrigados a indicar um estádio que cumprisse o estipulado regulamentarmente, tal como o fizeram ao indicar o Estádio Algarve, que vem sendo utilizado». 

«Isto quer dizer que o Olhanense, nesta época desportiva e a não ser que haja um milagre, não vai jogar no Estádio José Arcanjo. A partir da próxima semana, os sócios que quiserem o dinheiro dos lugares cativos, serão ressarcidos. O Olhanense vai sempre disponibilizar autocarros para os jogos.», lamentou e informou Isidoro Sousa.  Assim, o Olhanense irá efetuar todos os seus jogos no Estádio Algarve, sendo que o Estádio José Arcanjo servirá apenas para treinos, estando projetado para o final da época a colocação de um novo tapete no recinto do clube, para que na próxima temporada os jogos voltem a ser realizados em Olhão.