As emoções do grupo F da Liga Europa vão arrastar-se até à última jornada, mas à já eliminação do Dudelange à partida, há mais uma coisa certa: o Betis está nos 16 avos de final, graças ao triunfo obtido esta tarde na receção ao Olympiacos, por 1-0.

Com a goleada do Milan ao Dudelange, por 5-2, também esta quinta-feira, a vida ficou mais complicada para Pedro Martins e o restante elenco português da equipa grega, que agora precisa de vencer o Milan e superar o confronto direto na última jornada para seguir em frente.

Com William Carvalho de um lado (Betis) e José Sá e Podence do outro (Olympiacos) – Roderick ficou no banco grego – o Betis teve uma clara ocasião para inaugurar o marcador, mas José Sá foi herói na baliza e negou uma grande penalidade a Leon, aos 18 minutos.

Contudo, seriam mesmo os espanhóis a marcar o único golo do jogo, aos 39 minutos, por Canales. O Olympiacos insistiu até ao fim e podia ter empatado no último lance, num cabeceamento de Cissé que rasou o poste, para desespero de Pedro Martins.

No outro jogo, em Itália, ainda houve surpresa por instantes, mas o Milan construiu goleada ante o Dudelange. Os luxemburgueses responderam à desvantagem inicial fruto do golo de Cutrone (21’) e deram a volta com um golo em cada parte, por Stolz (39’) e Turpel (49’).

Contudo, dois golos e dois autogolos deram nova cambalhota ao marcador, em favor dos transalpinos: o ex-Sp. Braga Stélvio Cruz marcou na própria baliza aos 66’, Calhanoglu fez o 3-2 aos 70’, Schnell também se enganou na baliza (78’) e Borini apontou o 5-2 final, aos 81 minutos.

O Betis parte para a visita ao Dudelange, da última jornada, a 13 de dezembro, com apuramento garantido: falta saber se em primeiro ou segundo do grupo F. Já o Olympiacos-Milan promete ser escaldante. Os gregos precisam obrigatoriamente de vencer e superar os critérios de desempate com os italianos, que, a começar pelo confronto direto, sorri a estes após vitória caseira por 3-1 em San Siro.

O Betis lidera então com 11 pontos, seguido de Milan (10), Olympiacos (7) e Dudelange (0).