O Paços de Ferreira chega neste domingo a Alvalade na penúltima posição para defrontar o segundo classificado. Mas, mais do que a distância que as separa na classificação, as duas equipas que vão defrontar-se vão colocar frente a frente uma em recuperação e outra que a maioria dos adversários tem reputado de candidata ao título.

Ainda nesta sexta-feira, Leonardo Jardim afirmou que o Sporting não era candidato. Do lado do Paços de Ferreira insiste-se que sim. A convicção é de Sérgio Oliveira, o jogador do Paços que melhor conhece o treinador do Sporting.

Sérgio Oliveira já foi orientado por Jardim no Beira-Mar quando tinha 18 anos e se jogou a época 2010/11 e conhece o método que espera o Paços: «Ele é muito forte a planear os jogos, a trabalhar as bolas paradas e gosta de rigor.» «Não é à toa que está onde está», acrescentou o internacional sub-21 português tendo antecedido, porém, esta análise com uma garantia: «Nós temos é que olhar para a nossa estratégia e deixar que o mister Jardim faça a dele.»

«Queremos pontuar» frente a «um candidato»

«Um Sporting que seja treinado por Leonardo Jardim ou por outro, em casa, vai querer ganhar, acima de tudo», considera o jogador advertindo que os leões «sabem que não vai ser um jogo fácil» e que «é dentro de campo que se decide».

O médio do P. Ferreira espera que «o Sporting vai entrar com certeza forte». «Nós vamos entrar tranquilos, a jogar o nosso futebol. E esperamos um jogo bem disputado», diz o nº 20 do Paços reconhecendo ao mesmo tempo que «será um jogo extremamente difícil» porque «o Sporting é um candidato ao título pelo que tem demonstrado».

«O Sporting entra com a obrigação de ganhar. A realidade é que vai lutar pelo título. E tem condições e tem obrigação de ganhar em casa», reforça. «Mas nós também não vamos para facilitar e queremos pontuar», garante o médio português a olhar para cima no que respeita à classificação. «Temos de conquistar passos mais positivos, acima de tudo resultados, fazer melhor. O último lugar não é classificação para o Paços», garante.



Na sua segunda época a jogar no principal escalão do futebol nacional – a outra foi com o Beira-Mar de Jardim e Rui Bento – Sérgio Oliveira (está emprestado pelo FC Porto) e é agora aos 21 anos titular garantido no Paços 2013/14 na Liga – tanto com Costinha como com Henrique Calisto, o novo treinador desde a nona jornada.

Nas provas nacionais, o P. Ferreira está há quatro jogos seguidos sem sofrer golos (dois jogos da Liga e outros dois da Taça de Portugal), regressa ao campeonato após a vitória sobre o Belenenses na última jornada e vem de um empate (0-0) coma Fiorentina nesta quinta-feira.

A curva do ciclo está agora ascendente, mas Sérgio Oliveira não se deixa deslumbrar pelos resultados mais positivos alcançados nos últimos jogos: « Atenção! Os jogadores são os mesmos.» «Apesar de termos feito uma série de bons resultados, temos de ter os pés bem assentes na terra. E vamos trabalhar porque qualidade não falta», rematou o médio, com uma esperança: «Talvez precisemos também de uma pontinha de sorte que não tivemos noutras alturas.»