Uma autêntica odisseia. Os colombianos do Once Caldas, adversários do F.C. Porto na Taça Intercontinental, iniciaram anteontem a viagem em direcção a Tóquio, que só termina na madrugada desta quinta-feira.
Tudo começou no domingo (pelas 17h30 locais) com o grupo a cumprir o primeiro passo da longa travessia, desde o aeroporto de La Núbia, em Manizales, até à capital Bogotá, onde ficaram hospedados durante um dia. O passo seguinte é viajar até Houston e fazer ligação para Los Angeles, onde permanecerão mais uma noite. Esta terça-feira efectua-se a partida para Tóquio, finalmente, sendo necessárias 12 horas para ultrapassar todo o Oceano Pacífico. Pelo meio, perdem um dia, devido aos fusos horários.
Inicialmente os responsáveis nipónicos esperavam que o Once chegasse a Tóquio já neste dia 1, mas as complicações da viagem alargariam o tempo para o dia 3 de Dezembro, sexta-feira, com aterragem prevista do voo RG8836 no Aeroporto de Narita pelas 13h35, hora local (4h35 em Portugal). De imediato a equipa partirá para uma nova etapa, que acontecerá na J-Village, um centro de estágio localizado na Província de Fukushima, habitual casa da selecção japonesa, e que fica 250km a norte de Tóquio.
O processo final só se desenrolará a partir de 7 de Dezembro, altura em que a equipa terá de cumprir mais de 300km de autocarro até Yokohama, para, aí sim, se começar a habituar à cidade que servirá de palco à final da Taça Intercontinental, que se realiza a 12. Recorde-se que o F.C. Porto só viaja para o Japão a 8, um dia depois de defrontar o Chelsea na Liga dos Campeões, aterrando em Tóquio já a 9. Ou seja, o plano de adaptação ao local terá de ser totalmente diferente do empreendido pelo adversário.
O técnico do Once Caldas, Luís Fernando Montoya, chamou 20 jogadores, embora dois deles (Javier Araújo e Julian Barahona) só viajem a 6 de Dezembro, juntamente com os dirigentes do clube.
LISTA DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Juan Carlos Henao e Juan Carlos González;
Defesas: Miguel Rojas, Róller Cambindo, Edgar Cataño, Samuel Vanegas e Edwin Garcia;
Médios: Jhon Viáfara, Diego Arango, Raúl Esnaider Marín; Ruben Darío Velásquez, Leopoldo Jiménez, Dairo Moreno, Luis Osmár Valência, Elkin Soto, Javier Araújo e Jonathan Fabbro;
Avançados: António De Nigris, Jefrey Díaz e Herly Alcázar.