Diversas organizações de defesa dos animais criticaram a actriz Gwyneth Paltrow por participar numa campanha publicitária de uma empresa que utiliza pele de avestruz e de serpente, entre outras, nos seus produtos, noticia o <i>The Independent</i>.<br/><br/>A imagem da actriz norte-americana, de 35 anos, é utilizada na campanha da empresa de moda italiana Tod's. Por este motivo, os defensores dos animais disseram que Paltrow, que está casada com o vocalista dos Coldaplay, Chris Martin, destacado vegetariano, devia envergonhar-se.<br/><br/>Tony Wardle, director adjunto da ONG vegetariana «Viva!», declarou ao jornal britânico <i>The Independent</i>: «Não há nada menos feminino que introduzir um eléctrodo no ânus de uma raposa totalmente aterrorizada para matá-la».<br/><br/>Por sua vez, o director da organização «Respect for Animals», Marc Glover, afirmou ao mesmo jornal que a actriz devia estar «envergonhada» por fazer publicidade de algo que «se baseia no sofrimento dos animais», acrescentando que a protagonista de «A Paixão de Shakespeare» «ignora essa realidade» e que é «desprovida de compaixão humana».<br/><br/>Segundo o <i>The Independent</i>, a designer Stella McCartney, que seguiu os costumes vegetarianos da sua mãe, a falecida Linda McCartney, está também furiosa com a sua amiga Paltrow.<br/><br/>Um porta-voz da ONG «People for the Ethical Tratment of Animals» (PETA) disse que escreveu várias vezes à actriz e enviou vídeos que mostravam como matam os animais, mas que não obteve resposta.