Rafael Nadal, líder do ranking ATP, passou à terceira ronda do Open da Austrália, depois de bater o australiano Thanasi Kokkinakis, de 17 anos, pelos parciais de 6-2, 6-4 e 6-2. Na próxima ronda, o tenista espanhol defrontará o francês Gael Monfils.

Nadal não poupou críticas à organização, já que os tenistas têm atuado sob temperaturas acima dos 40 graus. «Com este calor é impossível jogar lá fora», apontou o espanhol.

A onda de calor que atingiu a Austrália obrigou a uma interrupção de quatro horas - a organização recorreu à «emenda» de Política de Calor Extremo. Quando a jornada foi retomada, começou a chover, o que fez com que tivesse de ser interrompida novamente. Só os dois «courts» principais, que possuem cobertura amovível, ficaram operacionais.

Roger Federer, 6º mundial, bateu o esloveno Blaz Kavcic, 99º do circuito profissional, com um triunfo por 6-2, 6-1 e 7-6 (7-4). Na terceira ronda, o suíço defrontará o vencedor do duelo que opõe Fernando Verdasco a Teymuraz Gabashvili.

Maria Sharapova, número 3 mundial, também está na terceira ronda. A russa venceu a italiana Karin Knapp (44ª) em três «sets», pelos parciais de 6-3, 4-6 e 10-8, num encontro que durou 3:30 horas. Segue-se o confronto com a francesa Alize Cornet.

Victoria Azarenka, 2ª do ranking, derrotou a checa Barbora Strycova, por 6-1 e 6-4. A adversária da bielorrussa sairá da partida entre Bojana Jovanovski e Yvonne Meusburger.

Caroline Wozniacki bateu a norte-americana Christina McHale, por 6-0, 1-6, 6-2, e vai defrontar a espanhola Garbine Muguruza na terceira ronda.