É histórico!

Nuno Borges venceu este sábado Grigor Dimitrov, por 3-1, e apurou-se para os oitavos de final do Open da Austrália. É o primeiro português a fazê-lo em Melbourne Park, e logo com a maior vitória da carreira.

Depois das boas indicações deixadas frente a Alejandro Davidovich Fokina, o tenista luso apresentava-se na Kia Arena moralizado: pela frente, no entanto, tinha um dos melhores tenistas do mundo, o atual número 13 do ranking ATP.

Apesar da boa réplica, o primeiro set caiu para Dimitrov, no tie-break, por 7-6 (7-3). Depois disso, no entanto, só deu Nuno Borges.

O atleta da Maia empatou no segundo parcial, por 6-4, e fez ainda melhor a seguir, ao vencer o terceiro set por 6-2. Estava mais perto a história.

Dimitrov arrancou melhor a quarta partida e conseguiu quebrar – pela primeira vez – o serviço do português, ficando em vantagem. Só que Nuno Borges ainda tinha uma na «manga», e conseguiu devolver o break quando o búlgaro servia para fechar o parcial.

O set arrastou-se para mais um tie-break e aí foi uma montanha russa: Nuno Borges entrou melhor, permitiu a recuperação do de Dimitrov, que teve até um set point. O tenista luso não vacilou, recuperou e ao primeiro match point, não desperdiçou. Vitória garantida.

Segue-se agora Daniil Medvedev, número três do mundo e duas vezes finalista no Open da Austrália, em 2021 e 2022.

Para já, o que fica é história. Até porque além deste registo em Melbourne Park, Nuno Borges iguala a melhor campanha de um português em Majors, depois de João Sousa também ter alcançado os «oitavos» em Wimbledon e no US Open.