O empate caseiro frente ao Nacional encerrou um longo ciclo de Otamendi na equipa titular do FC Porto. Seguiram-se quatro jogos consecutivos no banco de suplentes. As suspensões de Mangala e Alex Sandro, respetivamente, permitiram o regresso do argentino.

Como será quando todos os defesas estiverem disponíveis?

Otamendi assume uma fase «negativa» durante o mês de novembro, mas não encara a sua saída da equipa como um castigo. «Foi uma decisão do treinador, só isso. Temos um plantel com grandes jogadores, que têm a expetativa de ter oportunidades. Todos errámos», afirmou, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, à partida para as férias de Natal.

Durante muitos jogos, erros individuais objetivos custaram pontos. O que se passou para tantos lapsos terem ocorrido? Otamendi fala em «azar» com a eficácia dos adversários e assume «momentos de desconcentração».

«Atacávamos 85 minutos e não conseguíamos marcar. O adversário num ataque marcava. São coisas do futebol e há sempre coisas para melhorar. Espero que esta goleada a o Olhanense seja boa para o futuro», sublinha o internacional argentino.

«Mónaco? Se surgir, estarei preparado»

Nico Otamendi tem sido um nome frequentemente mencionado quando se fala no mercado de transferências. O Mónaco parece ser o mais recente interessado nos préstimos do atleta. Por ora, o argentino não confirma qualquer movimento em janeiro.

«A minha cabeça está no FC Porto», assegura. «Quero continuar a jogar cá e fazer as coisas da melhor forma possível para chegar ao Mundial», explica o central.

E o Mónaco? «O FC Porto é um clube muito bem visto e existem sempre este tipo de rumores. Fico contente que se fale bem assim, porque é sinal de que faço as coisas bem. Se surgir a oportunidade terei de estar preparado».

«O Sporting é uma grande equipa»

O próximo jogo do FC Porto é em Alvalade, para a Taça da Liga, e Nico Otamendi já antevê normais dificuldades para ultrapassar o Sporting.

«Um Clássico tem um sabor especial. Sabemos que temos de ter a mentalidade ganhadora e ganhar esse jogo. O Sporting é uma grande equipa, está a jogar bem, mas só pensamos em nós e de continuar por este caminho e ser campeão».

Finalmente, o Mundial. Depois de dois anos fora da seleção argentina, Otamendi foi recentemente chamado e respondeu com uma excelente atuação. O Mundial ficou mais próximo?

«Tive a possibilidade de ser convocado no último jogo, fiz um bom jogo, e coloquei uma dúvida no selecionador. Espero continuar a ser convocado e tenho a esperança de jogar outro Mundial [depois de 2010]».

«A Argentina merece ganhar um Mundial. Todos sabemos a rivalidade do Brasil-Argentina e seria bonito ser campeão num país assim».