Foi num ambiente descontraído e familiar, como sempre acontece na Mata Real, que o P. Ferreira mostrou aos jornalistas o plantel para próxima época. Um plantel provisório, para já, ainda à espera de dois reforços. «Um ponta-de-lança e um médio ofensivo com experiência de Liga», disse José Mota. «São as posições mais difíceis de preencher, mas trata-se de dois jogadores que já estão referenciados. Fizemos tudo, aliás, para que pudessem estar aqui hoje, não foi possível, mas podem chegar a qualquer momento».
Os jogadores em causa, acrescentou-se, chegam do futebol português. Como aliás todos os reforços. Pela primeira vez em muitos anos o P. Ferreira não recrutou qualquer cara nova no mercado brasileiro. «O Brasil tem dado bons frutos, mas também não podemos esquecer-nos que tem dado maus frutos. Houve vários fracassos no passado», justificou o presidente Fernando Sequeira. «Não é linear que só os brasileiros signifiquem bons negócios, por isso preferimos investir em jogadores que conheçam o futebol português».
Quatro aquisições e três regressos
São por isso sete caras novas, para já, todas recrutadas em Portugal. Os mais conhecidos são Williams e Elias, que chegam por empréstimo do Corinthians Alagoano depois de na última época terem jogado no Gil Vicente. O primeiro é extremo esquerdo (embora também possa jogar a lateral), o segundo é trinco. Elias experimenta mesmo o quarto clube em Portugal, depois de F.C. Porto B, Estoril e Gil Vicente. Os restantes reforços vêm de divisões secundárias. À frente de todos eles o médio defensivo Dani, um jogador de 24 anos contratado ao Vizela e em quem os dirigentes pacenses (como referiram varias vezes) depositam enormes expectativas.
O jovem Antunes, que foi com o mundialista Edson um dos ausentes do dia, é a última aquisição. Com 19 anos, o lateral contratado ao Freamunde vai discutir com Fredy um lugar na esquerda da defesa e apresenta um currículo promissor: é internacional jovem por Portugal, encontra-se nesta altura com a selecção sub-19 que vai disputar o Europeu da categoria na Polónia e já esteve à experiência com o agora portista André Leão no Tottenham. Os últimos três reforços são jogadores da casa: o guarda-redes Coelho (22 anos) regressa após uma época no Nelas para tornar-se o terceiro guardião do plantel; o central Tiago Valente (21 anos) volta após rodar no Gondomar; o extremo-direito Paiva (19 anos) foi promovido directamente dos juniores.
Plantel de 23 jogadores do P. Ferreira:
Guarda-redes: Peçanha, Pedro e Coelho (ex-Nelas).
Defesas: Primo, Mangualde, Geraldo, Emerson, Luiz Carlos, Tiago Valente, Fredy e Antunes (ex-Freamunde).
Médios: Paulo Sousa, Dani (ex-Vizela), Pedrinha, Elias (ex-Gil Vicente) e Cristiano.
Avançados: Edson, Paiva (ex-júnior), Renato Queirós, Didi, Ronny, João Paulo e Williams (ex-Gil Vicente).