A sede do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de 2024 (Cojo), em Paris, está a ser alvo de buscas nesta terça-feira. A entidade confirmou a informação à Agence France-Presse (AFP), sem revelar o que está na origem da investigação.

O Cojo garante que está a «cooperar totalmente com os investigadores para facilitar as investigações» na sua sede, localizada em Saint-Denis.

As buscas estão a cargo do Gabinete Central de Combate à Corrupção, Delitos Financeiros e Fiscais e da Brigada financeira da polícia judiciária de Paris.

Em abril de 2021, dois relatórios da agência francesa anticorrupção sobre a organização dos Jogos Olímpicos já apontavam para o risco «de quebra» nos valores de honestidade administrativa e para «conflito de interesses».

Os relatórios incidem sobre o COJO, mas também sobre a Solideoe, empresa responsável pelas obras para o evento, com os inspetores da agência anticorrupção a considerarem que existem compras «imprecisas e incompletas» e situações de potencial conflito de interesses.

Os jogos de Paris 2024 realizam-se entre 26 de julho de 11 de agosto do próximo ano.